![tipo-e-modelos-de-chamados](https://3.bp.blogspot.com/-5vos2xbsVCA/WnGXoCdZj_I/AAAAAAAACBo/1-xPscSpAz4sOoRc2gJCcYGS4Lq-9rIpQCKgBGAs/s1600/tipo-e-modelos-de-chamados.jpg)
Tipo e modelos de solução é um recurso disponível há muitas versões no GLPI, porém é algo que um novo administrador da ferramenta não conheça, como o nome já diz modelos de soluções é uma funcionalidade que provê templantes, informações padronizadas para definir ma solução nos chamados.
Sua configuração é bem simples veja o processo abaixo;
Paa configurara o tipo de solução acesse;
Configurar > Listas Suspensas > Assistência > Tipos de solução
![Captura de tela de 2018-01-31 07-00-31](https://1.bp.blogspot.com/-XOr8VJBtlrM/WnGXoJ0C7uI/AAAAAAAACBo/ASOW7yEVgJQrCs6vMtgQCui-w860Nic1gCKgBGAs/s1600/Captura%2Bde%2Btela%2Bde%2B2018-01-31%2B07-00-31.png)
Adicione os tipo de solução adotada em seu detapartamento de ti como por exemplo
Recuperação de Arquivos, Reinstalação de SO, ***Instalação de Programa(s)***, Troca de Equipamento , Acionar Fornecedor
![Captura de tela de 2018-01-31 06-55-20](https://4.bp.blogspot.com/-hClPUhfCSZU/WnGXoJdL-VI/AAAAAAAACBo/GLIIicc-hLcNxwd8ZPZxcSjgdqD3OEATQCKgBGAs/s1600/Captura%2Bde%2Btela%2Bde%2B2018-01-31%2B06-55-20.png)
Faça um comentário sobre o tipo de solução, isso é muito importante pois a medida que o seu ambiente cresce é possível que um novo coladorador não saida da utilidade tipo de solução, ou até mesmo você possa esquecer do real motivo ou utilidadade da mesma.
![Captura de tela de 2018-01-31 06-55-58](https://1.bp.blogspot.com/-xnULYc0--Mk/WnGXoPpJCjI/AAAAAAAACBo/omnJ_tcxcp4j7cIS7FGldR39bsN-UtrUACKgBGAs/s1600/Captura%2Bde%2Btela%2Bde%2B2018-01-31%2B06-55-58.png)
Criado os tipos de solução, agora devemos trabalhar nos modelos de solução, que são na verdade o texto padrão que será inserido no corpo de solução da mesangem.
Para acessar esse ítem acesse;
Configurar > Listas Suspensas > Assistência > Modelos de Solução
Clique no ícone + para adicionar
![Captura de tela de 2018-01-31 07-03-20](https://1.bp.blogspot.com/-ID7hHQOLWf0/WnGXoOAfgpI/AAAAAAAACBo/7Kd8xOKWUWQJU1mQtKkxar_Q_4xc2x2QgCKgBGAs/s1600/Captura%2Bde%2Btela%2Bde%2B2018-01-31%2B07-03-20.png)
Dê um nome a esse modelo de solução, escolha o tipo de solução, e por fim crie o roteiro da solução,
abaixo criamo uma modelo de solução chamado Reinstalação do sistema operacional. Salve o novo modelo de solução clicando em Adicionar
![Captura de tela de 2018-01-31 07-18-13](https://3.bp.blogspot.com/-dGxmZuqLWuA/WnGXoNd9olI/AAAAAAAACBo/MoJwAsrKDUs9TuRWouXN3RRL3-3N1e3gQCKgBGAs/s1600/Captura%2Bde%2Btela%2Bde%2B2018-01-31%2B07-18-13.png)
Para aplicar essa solução em algum chamado faça o seguinte procedimento
Abra um chamado clique em Processando chamado > Solução
Escolha o tipo da solução, em nosso caso Reinstalação de sistema operacional
Você pode obter informações sobre essa solução clicando em informações representada pela letra i
![Captura de tela de 2018-01-31 07-26-54](https://3.bp.blogspot.com/-VOwTq3JsglU/WnGXoP0ZV5I/AAAAAAAACBo/nNcyGy2VSeY8y4ezfB1TA91nW8Zb9iYowCKgBGAs/s1600/Captura%2Bde%2Btela%2Bde%2B2018-01-31%2B07-26-54.png)
Você pode agora preenhcer alguns campos como nome do equipamento, nome de usuário, ou colocar mais informações a respeito da solução.
Se quiser melhorar ainda mais esse modelo, trabalhe com as tags do GLPI, abordarei esse assunto mais a frente aqui no blog
Conclusão
Trabalhar com tipos e modelos de soluções otimiza o tempo da equipe e também padroniza algumas etapas do processo, se usada com cautela ela torna o seu helpdesk visivelmente padronizado e a par dos procedimentos internos e também do seu catálogo de serviço.Fico por aqui e até uma próxima oportunidade 😃